Close

1. Identity statement
Reference TypeReport
Sitemtc-m21c.sid.inpe.br
Holder Codeisadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S
Identifier8JMKD3MGP3W34R/42SB9KB
Repositorysid.inpe.br/mtc-m21c/2020/07.17.19.18
Last Update2020:07.17.19.18.26 (UTC) simone
Metadata Repositorysid.inpe.br/mtc-m21c/2020/07.17.19.18.26
Metadata Last Update2022:07.08.21.11.18 (UTC) administrator
Citation KeyMascarenhasSaba:2013:AsPeDe
TitleAspectos pedagógicos de um desafio científico para alunos de ensino fundamental e médio
Year2013
Access Date2024, May 19
TypeRDP
Number of Pages25
Number of Files1
Size482 KiB
2. Context
Author1 Mascarenhas, Matheus
2 Saba, Marcelo Magalhães Fares
Resume Identifier1
2 8JMKD3MGP5W/3C9JHP6
Group1
2 DGE-CEA-INPE-MCTI-GOV-BR
Affiliation1 Centro Universitário Claretiano
2 Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
Author e-Mail Address1 mascarenhasm@hotmail.com
2 marcelo.saba@inpe.br
InstitutionInstituto Nacional de Pesquisas Espaciais
CitySão José dos Campos
History (UTC)2020-07-17 19:18:26 :: simone -> administrator ::
2022-07-08 21:11:18 :: administrator -> simone :: 2013
3. Content and structure
Is the master or a copy?is the master
Content Stagecompleted
Transferable1
Keywordspedagogia
ciência
ensino fundamental
ensino médio
AbstractEsse trabalho tem como foco elaborar uma pesquisa utilizando como meio os desafios científicos para alunos de ensino fundamental e médio. Com esses desafios fornecer ferramentas pedagógicas e didáticas aos professores do ensino de ciências das escolas de Ensino Fundamental e Médio, envolvendo-os (alunos e professores) com os diversos ramos da ciência e tecnologia, no caso concreto com as ciências espaciais. Constatamos um déficit na qualificação e número de profissionais na área de pesquisa no Brasil, ainda que esse número esteja melhorando gradativamente, se faz necessário encontrar características pedagógicas que realmente transforme essa realidade brasileira. Os desafios científicos podem contribuir com essa questão, auxiliando aos professores no desenvolvimento próprio, promovendo uma formação continuada e também fornecendo a eles novas ferramentas didáticas para o ensino e o aprendizado de ciências. Melhorar a educação básica talvez seja um dos primeiros passos para melhorar a formação de um futuro pesquisador e, portanto, essa etapa da vida acadêmica de um pesquisador deve receber uma especial atenção.
AreaCEA
Arrangement 1urlib.net > BDMCI > Fonds > Produção anterior à 2021 > DIDGE > Aspectos pedagógicos de...
Arrangement 2urlib.net > BDMCI > Fonds > Acervo PIBIC/PIBITI > PIBIC/PIBITI 2013 > Aspectos pedagógicos de...
doc Directory Contentaccess
source Directory Contentthere are no files
agreement Directory Content
agreement.html 17/07/2020 16:18 1.7 KiB 
4. Conditions of access and use
data URLhttp://mtc-m21c.sid.inpe.br/ibi/8JMKD3MGP3W34R/42SB9KB
zipped data URLhttp://mtc-m21c.sid.inpe.br/zip/8JMKD3MGP3W34R/42SB9KB
Target FileMatheus Mascarenhas.pdf
User Groupsimone
Visibilityshown
Read Permissionallow from all
Update Permissionnot transferred
5. Allied materials
Mirror Repositoryurlib.net/www/2017/11.22.19.04.03
Next Higher Units8JMKD3MGPCW/3EU29DP
8JMKD3MGPDW34P/478H8RC
Citing Item Listsid.inpe.br/mtc-m21/2012/07.13.14.54.40 3
sid.inpe.br/mtc-m16c/2022/07.08.19.46.49 2
DisseminationBNDEPOSITOLEGAL
Host Collectionurlib.net/www/2017/11.22.19.04
6. Notes
NotesBolsa PIBIC/INPE/CNPq
Empty Fieldsarchivingpolicy archivist callnumber contenttype copyholder copyright creatorhistory date descriptionlevel doi e-mailaddress edition format isbn issn label language lineage mark nextedition orcid parameterlist parentrepositories previousedition previouslowerunit progress project readergroup recipient reportnumber rightsholder schedulinginformation secondarydate secondarykey secondarymark secondarytype session shorttitle sponsor subject tertiarymark tertiarytype translator url versiontype
7. Description control
e-Mail (login)simone
update 


Close